O quarto disco de Chico Saraiva, Sobre Palavras (Borandá), é gravado em 2009. O disco surge de uma proposta diferente, unir os arranjos de violão de Chico, as letras atentamente contemporâneas de Mauro Aguiar, com a personalidade e linda voz de Verônica Ferriani. O CD foi concretizado ao ser contemplado pelo projeto Pixinguinha no mesmo ano da gravação.
Chico começou sua parceria com Verônica ainda durante shows do disco Trégua (2003), quando convidou a – então novíssima – cantora para fazer parte de sua turnê. Mauro Aguiar participou de duas composições gravadas no disco anterior, Saraivada (2007).
Em Sobre Palavra, Chico tem o desafio de compor os violões a partir de letras, diferentemente do processo em que realizou nos discos anteriores. Em cada faixa pulsa a criatividade e talento de três representantes de uma geração que procura novos desdobramentos para suas referências musicais. Chico explica: “É uma resultante que traz a poesia do Mauro, minha marca como compositor-arranjador e o canto singular de Verônica, tornando-a um projeto especial na trajetória de cada um”.
As participações especiais ficam por conta de Chico César (“Sanfona Safenada”), Carlos Malta (“Errática”), Toninho Ferragutti (“Lua pós lua”), Marcelo Pretto (“Errática”) e Pepe Cisneiros (“Revés”).
“Sobre Palavras, como o título sugere, são composições de Chico Saraiva que, pela primeira vez, criou suas músicas a partir das letras. Poesias encomendadas ao parceiro Mauro Aguiar”
Diário de Pernambuco, 2009
“Confluência de talentos primorosos”
O Estado de São Paulo, 2009
“O encontro da cantora Verônica Ferriani e do violonista Chico Saraiva só poderia resultar num cd antológico. O ouvinte pode esperar músicas leves e modernas.”
Correio Popular de Campinas, 2009