Professor de longa data, Chico se aperfeiçoou com cada mestre que apareceu em sua vida. As oficinas ministradas por Chico Saraiva são fruto de toda sua experiência e investigação – com forte caráter didático – das múltiplas relações entre o violão solo e a canção.
Tendo o Projeto Violão-Canção como síntese da caminhada de compositor e arranjador, Chico proporciona aos participantes, nos encontros, a oportunidade de entrar em contato com esse conteúdo de forma única.
Com o violão em mãos, Chico Saraiva conduz o público através de sua pesquisa, revelando os aspectos mais significativos dos conteúdos mobilizados e seus pontos de articulação com o fazer musical resultante da ampla reflexão. Ao longo da oficina são exibidos trechos das entrevistas que realizou com mestres durante o mestrado: João Bosco Sérgio Assad, Paulo César Pinheiro, Paulo Bellinati, Marco Pereira, Luiz Tatit, Elomar e Guinga.
As oficinas podem ser realizadas tanto em grupos grandes – em faculdades e instituições relacionadas à educação musical – como em grupos pequenos com foco em aperfeiçoamento musical, sendo neste segundo caso maior o contato e interação com cada participante individualmente.
Oficinas Realizadas
- “O violão que acompanha a canção” ministrada no Centro de Música do Sesc Consolação em São Paulo, 2017. Divulgação disponível em Sesc São Paulo
- “Violão-Canção” ministrada no Sesc Arsenal e Sesc Rondonópolis em Mato Grosso, 2015. Divulgação disponível em Sesc Mato Grosso
Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil
Obra mostra o resultado do caminho trilhado pelo autor em encontros musicais dedicados à interseção entre o universo do violão solo e o da canção popular
Com o livro Violão-canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil, o músico Chico Saraiva traz a público sua pesquisa sobre o violão como instrumento solista ligado à tradição escrita, e como acompanhador do canto na tradição musical brasileira. O desenvolvimento da obra se baseia em sete entrevistas suas com mestres da nossa música: João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit, no campo da canção popular; Paulo Bellinati, Sérgio Assad e Marco Pereira, representando o violão solo de concerto; Guinga e Elomar como membros das duas tradições.
Ao longo da conversa, Saraiva e os entrevistados tocam canções, que são indicadas no livro e podem ser assistidas em vídeo nesse vídeo-site (www.violao-cancao.com).
O texto, organizado por temas inspirados na ideia de uma montagem cinematográfica, trata de processo criativo, intercâmbios entre letra, melodia e harmonia, aspectos da execução, relação entre instrumentos e violão popular e erudito.
Orientador da dissertação que deu origem ao livro, o maestro e professor livre-docente da USP, Gil Jardim assina o texto de quarta-capa. Nas palavras dele, “Eis a característica mais fascinante desse livro: trazer, em discurso acessível e envolvente, intimidadades do ato da criação musical na voz de vários craques da música brasileira”.
A versão e-book do livro pode ser encontrada em livrarias virtuais como portal Sesc São Paulo, Amazon, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Kobo e Apple Store.
Conteúdo
Confira abaixo os capítulos do livro “Violão-Canção: diálogos entre o violão solo e a canção popular no Brasil”:
1 – VIOLÃO SOLO E VIOLÃO E VOZ
3 – CANÇÃO: GRAUS DE AÇÃO DO INSTRUMENTO NO PROCESSO CRIATIVO
4 – VIOLÃO: O ERUDITO-POPULAR E O TOCAR-COMPOR
5 – SANGUE MESTIÇO: CINCO SOLOS
Conheça mais do Projeto Violão-Canção navegando entre o conteúdo interativo do vídeo-site: www.violao-cancao.com
Artigos publicados por Chico Saraiva:
- A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico: um relato | 2016
- Bellinati-Tatit: interfaces entre o Violãosolístico e a Canção Popular Brasileira | 2012
- O berço de Jobim: o lado musical da canção na primeira metade do século XX | 2012
- Guinga e Elomar A presenca do violão solístico na gênese da canção | 2012
- A Influência de Villa-Lobos na canção popular brasileira | 2011